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Enviar História

Direitos e Deveres: Comp@rtilhe essa ideia!”.

Resumo

O projeto Direitos e Deveres: Comp@rtilhe essa ideia, foi desenvolvido junto as turmas do primeiro ao quinto ano englobando vários assuntos como família, responsabilidades, direitos, deveres, violência...entre outros, uma vez que em sala de aula, o tema abre um leque de possibilidades.

Nome

Ivani Ferreira

Grau

1º ao 5º ano

Escola

Escola M. Leon Renault

Texto

Projeto: “Direitos e Deveres: Comp@rtilhe essa ideia!”. Justificativa: O Projeto: “Direitos e Deveres: Comp@rtilhe essa ideia! ” traz como reflexão para a família e comunidade escolar o estatuto da criança e do adolescente com atividades lúdicas e prazerosas permeadas em oficinas, reflexões, dinâmicas e brincadeiras enfocando os direitos e deveres da criança. O ECA foi especialmente criado para revelar os direitos e os deveres das crianças e dos adolescentes. Também há neste estatuto os direitos e deveres dos adultos, dispõe sobre a proteção integral das crianças e dos adolescentes. O art. 3° do ECA assegura-lhes a proteção integral que se traduz em todas as oportunidades e facilidades "a fim de lhes facultar o desenvolvimento físico, mental, moral espiritual e social, em condições de liberdade e de dignidade" . Garantindo que todas as crianças e adolescentes, independentemente de cor, etnia ou classe social, sejam tratados como pessoas que precisam de atenção, proteção e cuidados especiais para se desenvolverem e serem adultos saudáveis. O Estatuto estabelece que é dever do Estado, da família e da sociedade garantir o direito de crianças e adolescentes à liberdade, à dignidade, à convivência familiar e comunitária, à saúde, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, à profissionalização e à proteção do trabalho. Além disso, prevê a proteção contra qualquer forma de exploração, discriminação, violência e opressão. As atividades realizadas, junto aos alunos do primeiro ao quinto ano da Escola Municipal Leon Renault, no Município de Brumadinho, traz no bojo de suas atividades propostas a brincadeira como ação norteadora do fazer pedagógico, oportunizando às crianças o autoconhecimento a construção de uma imagem positiva de si e de um repertório de hábitos e valores éticos como solidariedade, respeito, diálogo e justiça na descoberta do outro. Para desenvolver o projeto envolvemos as famílias em uma ação conjunta aproximando-as da comunidade escolar e convidando-as para participar de palestras, apresentações teatrais e atividades extra classe englobando momentos de reflexão e conhecimento dos direitos e deveres da criança e do adolescente. Objetivo Geral: • Construir uma imagem positiva diante de si, com conhecimentos sobre seus direitos e deveres e de um repertório de hábitos e valores éticos. Objetivos Específicos: • Conhecer os direitos e deveres da criança e do adolescente. • Fazer amigos e aprender a conviver com regras de convivência social. • Desenvolver a sociabilidade. • Experimentar situações de cuidados e proteção. • Valorizar a família. • Analisar algumas propostas políticas dos candidatos à presidência de 2014 • Criar um plano de governo com propostas para a melhoria do país(alunos). • Realizar debates em sala de aula. Desenvolvimento: As atividades foram realizadas através de Oficinas, palestras, dinâmicas, jogos e brincadeiras. Oficinas: • Estruturação do dia: Conversar sobre as atividades enfocando as palavras Direitos e Deveres. • Direitos e deveres: Listar e organizar colando na lousa Brincadeiras • Brincar no campo, na sala de dança proporcionando um clima harmonioso adulto/ criança. • Brincar juntos no chão estabelecendo o diálogo como forma de comunicação e resolução de conflitos. • Mímicas sobre os direitos da criança Dinâmica: • Dinâmica dos contrastes (em anexo) • Dinâmica direito e justiça • Dinâmica do bombom Reflexão a partir dos textos: • A galinha Ruiva • Um amor de familia • Propagandas eleitorais Confecção de cartazes e textos Pessoal envolvido: Professores do 1º ao 5º ano, supervisora, diretora, monitores e as famílias dos alunos. Cronograma: Julho: Abertura do projeto, pesquisas e informações Agosto: leituras/ conversa informal/ Portal cgu nas aulas de informáticas Setembro: Eleições: assistir horário político, debate em classe, formulando um plano com propostas de governo, eleitores mirins, elaboração do desenho para o concurso. Culminância: Exposição de textos e desenhos Avaliação: • A avaliação será feita durante as etapas do projeto, continuamente pela participação das crianças.